08 de Janeiro: Dia da Fotografia

Não se pode afirmar que a fotografia é a obra final de um único criador. Afinal, muitos contribuíram com experiências tecnológicas. O conceito que mais ajudou a desenvolver a foto como a conhecemos foi o da câmara escura, descrita por Giovani Baptista Della Porta, em 1558.

Depois de muitos outros experimentos, a primeira fotografia reconhecida no mundo foi do francês Joseph Nicéphore Nièpce, em 1825. A imagem foi produzida com uma câmera e demorou 8 horas de exposição solar. Em seguida, outro francês, o Daguerre, desenvolveu um processo que reduzia o tempo de revelação de horas para minutos.

fotografia, na época, levou alguns a acharem que a pintura desapareceria. Estas especulações acabaram influenciando o movimento da época, o Impressionismo. No entanto, foi só em 1888 que a foto se popularizou como produto de consumo.

Nos tempos modernos, a fotografia deu um salto qualitativo e, como a maioria das coisas atualmente, virou digital. Hoje, uma fotografia pode ter diversos significados. Uma lembrança de família, uma forma de saber como era seu bisavô falecido que você não teve a chance de conhecer, uma forma de arte, de denúncia e até ensaios com artistas e modelos (é a fotografia em estúdio).
Desta que foi uma das maiores criações humanas, surgiram dois profissionais: fotógrafos e fotojornalistas.

 A diferença entre um e outro é que os primeiros são como escritores e os segundos, como jornalistas. Uma foto de jornal informa da mesma maneira que um texto, ela tem uma linguagem própria. Já o fotógrafo pensa mais na arte, estética da foto.

Dia do Fotógrafo

08 de Janeiro: Dia da Fotografia 08 de Janeiro: Dia da Fotografia Reviewed by Mariana Marcante on 14:25:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.