Porque as cores de impressão variam?

Porque as cores de impressão variam?

Vamos falar de um tema delicado, muito delicado que é a variação de cores em impressões de modo geral.

Começaremos falando dos padrões de cores de um modo bem simples, nada de muitos termos técnicos ou complicações que você não precisa se envolver.

Para iniciar vamos destacar dois padrões de cores, CMYK e RGB, antes que você pense que me esqueci da frase anterior  de não entrar em termos técnicos, quero apenas abordar superficialmente para que possamos desenvolver o assunto de forma clara.

Bom, CMYK é um dos padrões mais utilizados nas gráficas, basicamente trata-se daquelas 4 cores primarias, preto, rosa, amarelo e preto, cores estas que você pode inclusive ver em qualquer impressora doméstica jato de tinta.

Cores CMYK

E o RGB são as cores utilizadas no seu celular em televisões e monitores de modo geral, ou seja as cores RGB estão presentes em muitos lugares.

Cores RGB

Agora vamos olhar este assunto de variação de cores em um angulo mais direto citando situações onde ele pode acontecer e como ocorre, digamos que você queira produzir uma caneca com uma foto sua e você tem a foto em seu celular e enviara para a gráfica que irá logicamente converte-la do padrão RGB para o padrão CMYK este é um cenário onde uma pequena variação de cores acontece ainda que a variação seja pequena ela acontece, claro que em alguns cenários isso é percebido de forma mais evidente e em outros casos nem tando, nos casos onde é menos perceptível podemos citar camisetas, canecas, chinelos por exemplo, já outros exemplos a variação pode ser muito relevantes deixe-me falar de um cenário muito comum: Digamos que você esteja tratando com a gráfica que esta desenvolvendo um layout para a impressão de cartões de visita de verniz localizado, receituários e adesivos para consultório, digamos que neste cenário você esteja olhando as provas em um monitor muito descalibrado pode ser por iluminação excessiva ou contraste muito acentuado, vou citar apenas estas duas variáveis muito relevantes onde o resultado final dos impressões não poderá ser comparado diretamente ao que você vê na tela as cores de modo geral são aproximadas mesmo porque a superfície em si propicia resultados diferentes às percepções de cores, deixa eu explicar melhor este ponto, viu que eu citei acima 3 produtos aleatórios pois bem por um motivo simples nestes 3 produtos no caso, cartões de visita, receituários e adesivos, mesmo que você imprima a mesma cor, em cada um deles a percepção da cor vai ter leves diferenças ou por se fosco ou por ser brilhoso e o outro por absorver mais a tinta.

Vamos aprofunda um pouco mais de forma objetiva veja

Quando um layout é desenvolvido ele geralmente é enviado para o cliente por e-mail para iniciar o processo de aprovação, mas o layout foi criado no padrão CMYK em um programa profissional e enviado ao cliente em JPG ou PDF e quando o cliente abre em seu monitor ou pelo celular o dispositivo usa cores RGB o que pode gerar pequenos problemas de tonalidade especialmente cores mais delicadas, este é um problema pequeno são baixíssimas as incidências de reclamação por esta questão isso por que estamos constantemente otimizando processos para vencer esta barreira.



Veja a variação do laranja neste cenário trata-se da mesma composição de cores mas pode atingir resultados diferentes conforme a mídia utilizada ou mesmo considerando intervalos entre produção do mesmo material.

Variação de Cores

Em especial algumas cores são mais delicadas especialmente cores mais intensas como bordô, marrom, verde musgo ou o próprio laranja citado acima, pois qualquer variação nas cores mais intensas reflete rapidamente no resultado final.

É possível afirmar que o resultado das cores se comporta de forma diferente dependendo do tipo de papel utilizado por uma questão muito lógica, cada papel tem a sua própria tonalidade de cor como é o caso do papel reciclado por exemplo ou mesmo o papel sulfite o que dizer ainda quando existe um acabamento de prolam fosco? Fatores como estes influenciam no resultado de cores de forma significativa.

A grande maioria dos clientes não repara nas variações, muitos se quer se importa com este detalhe e aqueles que se importam podem optar por uma padrão de cores que não citamos aqui que é o padrão PANTONE onde as composições de materiais são feitas de modo exclusivo para cada cliente em particular falando assim você deve ter imaginado que o custo não seja o mesmo e é verdade o custo aumenta radicalmente, alguns trabalhos podem custar até 8 vezes mais. (Depende do trabalho e da quantidade).

Este é um assunto bem amplo e voltaremos a abordar este tema aqui em nosso blog.

Até ;)









Porque as cores de impressão variam? Porque as cores de impressão variam? Reviewed by Alexandre Maurício on 22:34:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.