Como personalizar seus produtos artesanais

Para falarmos sobre “como personalizar seus produtos artesanais”, o primeiro passo é compreendermos a importância da personalização, o que nos leva a duas disciplinas importantes que você precisa começar a conhecer para impulsionar suas vendas e obter maior reconhecimento de sua marca.


Pode parecer muita coisa, mas vamos tratar o assunto com o máximo de simplicidade, pois,ao final desse pequeno artigo, você conhecerá as melhores formas de personalização de seus produtos artesanais.

Marketing

Desde que surgiu a internet e as empresas passaram a investir em disseminação do conhecimento por meio de conteúdos educativos, as pessoas passaram a ter um maior domínio sobre esse assunto, o que é muito positivo.


O marketing nada mais é que o conjunto de estratégias e políticas adotadas por uma empresa para aproximar seus produtos das pessoas. O propósito é fazer com que as pessoas reconheçam naquilo que você oferece a melhor solução para seus problemas.


O artesanato é um segmento reconhecido há séculos. Faz parte de projetos de decoração, ao mesmo tempo em que produz bens de consumo, entre bolsas, tapetes, brincos, pulseiras, entre outros. Não há dúvidas de que há um público grande para esse tipo de produto. A questão é o que você faz para chegar ao coração desse público.


Você precisa criar produtos atraentes, divulgá-los, convencer o público, encontrar o preço justo e estabelecer canais de venda. O nosso assunto se relaciona a branding e comunicação.

produtos artesanais com rotulos

Comunicação, Marca e Branding

Você vai entender perfeitamente do que estamos falando. A marca é algo subjetivo. Trata-se de um conjunto de fatores que levarão o público a identificar o que você faz como algo único, que se identifica com seus valores e expectativas.


O branding é o conjunto de estratégias e ações que você usará para que esse reconhecimento aconteça. Quando você cria um logotipo, ele passa a identificar a sua marca. Ele estará presente em seus produtos, em seus canais de relacionamento e em sua comunicação.


O logotipo é parte de sua identidade visual, assim como o estilo e o tom de suas abordagens se tornarão atributos de sua marca, que o ajudarão a se diferenciar dos concorrentes. Até mesmo na forma de atender aos seus clientes você estará fazendo branding. Um bom atendimento, com entrega no prazo acordado, assim como a disponibilidade de múltiplas formas e meios de pagamento, são fatores que contribuem para as pessoas formarem a imagem que terão de você.

Por que personalizar seus produtos artesanais

Personalizar seus produtos artesanais é uma forma de se posicionar. Quando você personaliza seus produtos, está dizendo às pessoas que elas não estão comprando produtos de artesanato, mas produtos artesanais da sua marca.


Em outras palavras, as pessoas estão comprando um conceito, um estilo, um jeito de ser. A partir do momento em que essas pessoas se identificam com esses valores, há grande possibilidade de que elas se tornem clientes e façam compras regulares.


Imagine uma situação em que a pessoa comprou uma peça artesanal maravilhosa, que a deixou encantada, mas que esse produto não está identificado por uma marca. Qual a referência que ela terá?
A marca é uma referência. Ela quer dizer que se a pessoa adorou o que você lhe entregou, daqui para frente é só procurar pelos produtos da marca “x”.


Em sendo consumidor, você deve saber o que isso significa. Todos nós temos marcas de nossa preferência. A razão para adorarmos uma marca é porque tivemos ótimas experiências com ela.
A razão para personalizar seus produtos artesanais é fazer com que essas experiências tenham nome. Esse nome é o da sua marca.


Portanto, ao fazer a personalização, você estará fazendo branding, criando uma identidade para os seus produtos, comunicando seus valores e contribuindo para que as pessoas reconheçam e criem vínculo afetivo com sua marca.
Ficou claro até aqui? Agora vamos saber como personalizar seus produtos artesanais.

Como personalizar produtos artesanais

Na prática, não é muito diferente de personalizar outros produtos. O importante é que você invista em serviço profissional para a criação de sua identidade visual e da sua comunicação, de um modo geral.


Além disso, você precisa encontrar uma gráfica de confiança para a criação dos elementos de personalização, sempre respeitando a identidade de sua marca. Lembre-se de que embalagens e rótulos influenciam na decisão de compra das pessoas.


São várias as formas, dependendo do tipo de produto artesanal que você produz, para personalizá-lo. Vamos conhecer as principais?

Rótulo

Caso você produza cerveja, sabonete e outros produtos artesanais, já deve conhecer bem a importância dos rótulos. Para ter uma ideia melhor do que sejam e das inúmeras possibilidades quanto a forma, tamanho e corte, confira nosso mostruário de rótulos.


Nós oferecemos centenas de opções, mas, como é exclusividade que você busca, podemos trabalhar em cima de um corte exclusivo para o seu rótulo. O importante é que temos experiência suficiente para dar forma às suas ideias.


A vantagem do rótulo adesivo é que, além da identidade visual, pode conter informações sobre o produto. Caso você não tenha os elementos da identidade visual, nós possuímos equipe de designers para desenvolver para você.

Solapas Personalizadas

As solapas, além de cumprirem o mesmo papel do rótulo, são utilizadas para fechar embalagens plásticas.
Para você entender melhor o que é uma solapa personalizada, confira nosso mostruário.

Tags

Caso você trabalhe com moda e estilo em artesanato, as tags são ótima solução para que seus produtos carreguem a sua marca.
Confira aqui imagens, tipos e preços de tags que oferecemos.


Elas são ótimas soluções para artigos de moda e estilo, pois conferem muita personalidade à sua marca. Os estilos são diversos, dos mais simples aos mais sofisticados. Podem estar presentes, também, em floriculturas e até artigos alimentícios.


Caso você trabalhe produzindo brincos artesanais, não pode deixar de dar uma olhada nas nossas tags para brincos. Sempre lembrando que as imagens são meramente ilustrativas. Nós desenvolvemos a arte de acordo com as especificações do cliente.


Agora que você já sabe por que e como personalizar seus produtos artesanais, fique à vontade para navegar pelo site da expanSSiva. Caso queira um orçamento, basta preencher os dados e nos enviar, que entraremos em contato.

1 Resultado

  1. Juliana Prado disse:

    Bacana, sabe me dizer se posso personalizar sabonetes com estes rótulos? Eu fabrico eles com diversos aromas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *