Como surgiu o cartão de visita?

Entregar um cartão de visita é uma prática muito antiga que teve início no século XV. Há estudos que indicam que os primeiros cartões foram trocados na China por volta de 1400.

EUROPA SÉCULO 17

Segundo pesquisas, cartões visita eram utilizados na França durante o reinado de Luis XIV “Le Roi Soleil”. Eram chamados de cartões de visitação ou “Visite Biletes” eram na verdade cartas de baralho, isso mesmo, os visitantes colocavam suas informações pessoais e assinavam nas cartas de baralho.

Após algum tempo, os cartões de visitação foram sendo aprimorados e outros tipos começaram a surgir, como por exemplo, os cartões de saudação.

Como surgiu o cartão de visita?

E NA INGLATERRA?

Na mesma época, os Ingleses utilizavam cartões comerciais como forma de fazer propaganda. Além das informações básicas, os cartões continham mapas de como chegar ao estabelecimento comercial, pois na época não havia um sistema de numeração de ruas devidamente registrado.

Os cartões comerciais são considerados os precursores dos cartões visita.
Os jornais da época, meados do século 17, não eram tão eficientes e, portanto, os cartões comerciais cresceram rapidamente, devido a sua eficiência em promover propagandas.

E COMO ERAM IMPRESSOS?

Eram impressos através de um processo de alto-relevo em madeira ou muitas vezes em metal e se assemelhavam a um carimbo. No século 18, utilizou-se o alto-relevo em cobre. Os cartões eram impressos em uma única cor e com tinta simples até o século 19.

A quantidade de empresa aumentava cada vez mais e com isso a produção e a distribuição de cartões de visita aumentava também.

Foi no ano de 1830, que a impressão pelo processo de litografia – processo de reprodução que consiste em imprimir sobre papel, por meio de prensa, um escrito ou um desenho – se tornou o método mais utilizado e difundido na Europa.

Conheça o Cartão de Visita dos Famosos.
A História do Cartão de Visita
Fotógrafos 10 cartões de visita irresistíveis
Fazendo um bom networking com cartões de visita
13 Cartões de Visita extremamente criativos

COMO ERAM UTILIZADOS NOS ESTADOS UNIDOS ?

Nos Estados Unidos havia diferença entre um cartão visita e um cartão de visitação. O cartão visita era utilizado por quem tinha um negócio e pretendia divulgá-lo através da distribuição dos mesmos. 

Já o cartão de visitação, servia como uma espécie de carta de introdução de seu proprietário.

Considerava-se inapropriado usar o cartão de visita nas obrigações sociais e deixar um cartão de visita com os empregados poderia sugerir que você gostaria de cobrar um dívida.

E COM O AVANÇO DA TECNOLOGIA E COMUNICAÇÃO?

Com os avanços na comunicação e da tecnologia contribuíram para que a distribuição de jornais se tornasse algo acessível.

Dessa forma, os empresários puderam ter acesso a essa nova ferramenta de propaganda. Com isso, os cartões comerciais foram sendo substituídos por outras formas de propaganda e a produção de cartão foi diminuindo consideravelmente.

Até que, no final do século XIX, a Corte Francesa começou a entregar cartões visita como etiqueta. Estes cartões transmitiam muita elegância, requinte e prestígio e eram indispensáveis a todas as damas e cavalheiros da época. Essa prática acabou sendo difundida por toda a Europa e nos Estados Unidos.

1 Resultado

  1. expanssiva disse:

    fsdsfd

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *