Dia do contador – 22 de setembro

Dia do Contador é comemorado anualmente em 22 de setembro no Brasil.

Esta data é uma homenagem ao profissional de ciências contábeis que estuda e avalia as atividades financeiras de uma empresa, ou seja, o chamado “Contador”.

Esse profissional é responsável as questões tributárias e patrimoniais de empresas e também de setores governamentais.O seu trabalho inclui planilhas e muitos cálculos.

Dia do contador – Como é feita a sua formação?

Para atuar na profissão e exercer assim suas atividades, é necessário ter um diploma de graduação em Contabilidade.

O diploma de conclusão de estudo de ciências contábeis deve ser reconhecido pelo MEC, além disso é necessário também obter o registro no Conselho Regional de Contabilidade (CRC).

curso de Ciências Contábeis é do tipo bacharelado, e com isso ele dura em média quatro anos.

Durante o período do curso, o aluno terá como disciplinas básicas: Economia, Matemática e Estatística, bem como matérias específicas relacionadas à Contabilidade Geral, Internacional e Tributária, entre outras.

O valor da faculdade de contabilidade gira em torno de R$ 400 a R$ 1.000.

Quais os setores de atuação?

Gestão de Empresas

Na abertura de uma empresa, o contador é quem registra a firma junto aos órgãos do governo e consegue o alvará de funcionamento. Somente a partir disso é que a organização pode iniciar suas atividades.

Auditoria Contábil

Na área de auditoria, ele tem a principal tem a função a verificação com a exatidão de informações contidas nos registros contábeis.

Ele é responsável também pelos documentos contábeis como por exemplo, balanço patrimonial, fluxos de caixa, demonstrações contábeis, entre outros.

Entre estes setores de atuação o contador também exerce atividade nos ramos de controladoria, Perícia Contábil, Capitalização e Investimentos entre outras.

Quando o assunto é gestão empresarial o contador é de extrema importância para o empreendedor, isso porque ele auxilia no Inventário, acerto de contas, divisão dos sócios e outras questões financeiras, jurídicas e burocráticas.

FELIZ 1 - Dia do contador - 22 de setembro

Em conclusão podemos dizer que o contador é um profissional completo, que domina um vasto campo de atuação, além de ser de extrema necessidade para todo o setor empresarial.

Logo, parabéns a vocês profissionais de contabilidade pelo seu dia!

FELIZ - Dia do contador - 22 de setembro

Gostou deste artigo? Deixe seu comentário abaixo.

Conheça nossos produtos gráficos para contadores!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *