Impressão Digital x Offset, qual a melhor?

Impressão digital x offset. Qual a melhor?

Em plena era digital, esse tipo de pergunta pode parecer extravagante. Afinal de contas, o modelo digital é um passo à frente e a impressão offset é coisa do século XX.

Convenhamos, estamos em pleno século XXI. Parte da nossa rotina está armazenada ou em pleno movimento na telinha do smartphone.

Devemos concluir, então, que a resposta para essa disputa impressão digital x impressão offset é muito fácil. Lógico que a digital é melhor.
Um grande engano.

O processo offset ainda é uma das alternativas mais modernas quando se trata de produzir materiais gráficos, principalmente se em grandes tiragens.

Não quer dizer que a impressão digital seja pior, muito pelo contrário. É possível obter resultados maravilhosos com as duas técnicas.

A pergunta correta a ser feita é qual processo se encaixa melhor com o seu projeto.

Isso mesmo. Cada técnica possui atributos próprios, que se encaixam melhor nesse ou naquele projeto.

O que é impressão offset

A impressão digital é uma técnica que utiliza aquilo que chamamos de processo indireto.

O principal elemento da impressão offset são as matrizes. Nelas as imagens e cores são gravadas para, em seguida, serem transferidas para o substrato.

As imagens são formadas por meio de um processo progressivo de adição da pigmentação, até alcançar os formatos e cores desejadas.

Nesse processo, as cores são adicionadas ao substrato uma a uma, até formarem a imagem desejada. A grande vantagem da impressão offset é que você pode fazer impressão nos mais diversos substratos, da cartolina ao plástico poliestireno.

impressão offset 1024x601 - Impressão Digital x Offset, qual a melhor?

O processo de impressão

O processo de impressão envolve tinta, água, chapa, blanqueta e o substrato, que é o elemento onde as imagens e cores são impressas.

Em comparação com o modelo digital, é fácil perceber que se trata de um processo com custo fixo mais alto.

Há toda uma preparação relacionada diretamente à impressão. Não estamos
falando do processo de criação, mas especificamente da parte operacional da impressão offset.

Esse processo requer técnicos especializados em offset. Entre as tarefas relacionadas ao processo de impressão está a produção dos fotolitos, a programação da matriz, as chapas, o processo de gravação e de revelação, além dos ajustes na máquina, muitas vezes necessários durante o processo de impressão.

Com base nisso, podemos deduzir que, quando o projeto é pequeno, com baixa tiragem, há, consequentemente, pouca diluição do custo fixo, o que torna o projeto mais caro.

Sendo assim, pelo menos na maior parte dos casos, o modelo de impressão offset é mais adequado a grandes projetos, com tiragem de centenas ou milhares de unidades. Nesse caso, o custo fixo fica diluído.

Outro ponto a acrescentar é que a impressão offset tem a vantagem de oferecer mais opções em termos de cores e acabamentos.

Além da aplicabilidade aos mais diversos tipos de substratos, permite a inclusão de tintas especiais, possibilitando, por exemplo, o uso de tons fluorescentes, metálicos.

A qualidade de impressão

Ainda que a qualidade da impressão digital seja excelente, a impressão offset apresenta uma maior qualidade. A razão para isso é que a impressão digital está sujeita a uma saturação menor, resultado propiciado pelo fato de que a tinta penetra no substrato, enquanto na impressão digital a tinta é aplicada sobre o papel.


Se todos os aspectos abordados levam a crer que o processo da impressão offset é lento, a resposta é que isso era no tempo das nossas avós.

Ao contrário do que se poderia acreditar, o processo offset vem evoluindo através das décadas, de modo que a impressão torna-se cada vez mais veloz.
Bom, se é assim, não há dúvidas de que a impressão offset é a melhor, afinal praticamente só encontramos vantagens e bons atributos.

Também não é assim, como veremos a seguir.

O que é impressão digital?

Quem nunca viu ou usou uma impressora digital, fosse para imprimir relatórios, documentos ou imagens coloridas?

Basicamente, você cria uma arte, liga a impressora, coloca o toner e o seu
desktop envia a ordem para o dispositivo imprimir a imagem na folha.

Esse é o processo digital, que, ao contrário do que muitos possam imaginar, surgiu em 1993, durante uma feira internacional de impressão industrial.

Os primeiros sistemas de impressão digital em policromia também são do século passado, embora, obviamente, bem mais recentes do que o modelo de impressão offset.

impressão digital 1024x682 - Impressão Digital x Offset, qual a melhor?


Basicamente é um processo por meio do qual você pode imprimir as imagens existentes em um arquivo digitalizado. Isso implica dizer que o processo de impressão é muito mais ágil do que o offset. Sem dúvida.

O processo digital elimina uma série de fases inerentes ao modelo offset, o que implica concluir que, sem dúvida alguma, este modelo tem um custo fixo bem menor, assim como é mais adequado ao atendimento de demandas urgentes.

A desvantagem deste processo é que as possibilidades estéticas são mais reduzidas, além de haver uma limitação acerca da quantidade de substratos aos quais se adéqua.

Tirando isso, o processo digital é mais adequada a pequenas demandas, assim como a demandas personalizadas. Você pode trabalhar com tiragens mínimas ou até com uma única unidade.

Sem contar que o resultado estético, como já dissemos, é excelente.
Além disso, tem a questão da agilidade, atributo ampliado pelo fato de não haver, ao contrário do processo em offset, a necessidade de se fazer ajustes durante a impressão.

Para concluir, por questões óbvias, a prova de impressão sai bem mais barata. Afinal de contas, é só mandar imprimir o arquivo que o resto a impressora faz sozinha.

Impressão Digital x Impressão Offset, a melhor são as duas

A conclusão é que as duas formas de impressão entregam altíssima qualidade.

É uma questão de identificar qual aquela que melhor se adéqua ao seu projeto, o que inclui viabilidade técnica e custo.

Na Gráfica expanSSiva você tem processos de impressão digital e offset e com certeza a melhor opção para produzir seus projetos.
Entregamos todas as vantagens de uma gráfica online, tais como:

  • conveniência;
  • agilidade;
  • atendimento de qualidade.

O que você pensar, em se tratando de projetos gráficos, a expanSSiva executa com qualidade.

Confira nosso extenso portfólio de produtos e observe que qualidade não se confunde, necessariamente, com preços altos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *