Marketing Jurídico: estratégias para advogados

O marketing jurídico é o conjunto de estratégias para que advogados estejam presentes tanto no meio digital – divulgando o seu trabalho, alcançando e aproximando possíveis clientes – quando em ações e promoções no off-line, fidelizando a marca e gerando autoridade.

Continue lendo para entender mais sobre e aplicar no seu trabalho!

Marketing Jurídico: o código de ética e as possibilidades

Apesar de diferente de um comércio, a advocacia é um negócio, afinal, envolve a prestação de um serviço para determinado cliente.

Assim, o marketing para advogados é importante para que o mesmo possa divulgar o seu serviço. Porém, para isso, é necessário prestar atenção no código de ética da OAB!

Segundo o código, advogados não podem fazer propaganda voltada para a captação de clientes, ou seja, não é permitido fazer uma abordagem direta como persuasão. Portanto informar honorários em publicações, oferecer serviços via e-mail ou fazer ofertas (“ligue já! Contrate hoje mesmo!”) é proibido.

Ainda sim, é de extrema importância trabalhar o marketing (online e off-line) para:

– Gerar autoridade e referência;

– Demonstrar conhecimento;

– Fortalecer o branding;

– Estar mais próximo dos clientes.

Marketing Advogados

Marketing digital para advogados: como fazer?

O advogado pode fazer publicidade dos seus serviços através de conteúdos informativos, ou seja, criando conteúdo explicativo e educativo ao incluir informações jurídicas para orientar.

Esse é um formato de publicidade utilizado por todas as áreas hoje em dia: se constrói um conteúdo informativo sobre, educando o cliente e demonstrando conhecimento e autoridade.

Um advogado pode, por exemplo, explicar por que e como uma lei funciona. Ou, responder dúvidas comuns da população, como “quebrou, pagou..será que é verdade?”.

Dessa forma a rede é movimentada, o público enxerga o profissional como referência, passa a respeitar e admirar, então pode se tornar cliente quando precisar do serviço.

Através da criação de conteúdo em redes sociais, blog e e-mail marketing, por exemplo, unindo a criação com uma identidade visual bem trabalhada, o branding também é reforçado.

Essa é uma excelente maneira de crescer no mercado da advocacia e se destacar, inclusive podendo se tornar autoridade em determinada área que atende.

Marketing Jurídico: materiais gráficos para uma estratégia efetiva

Como o marketing é o conjunto de estratégias, é importante incluir o marketing off-line também, assim gerando uma estrutura sólida no planejamento, além de alcançar diversos tipos de públicos.

O marketing de relacionamento, ligado ao off-line, é tudo o que o advogado faz fora da internet e serve como divulgação do seu serviço (mantendo as regras citadas acima).

Portanto, da entrega de cartões de visitas ao uso de agendas e panfletos com a identidade visual do profissional, são maneiras de manter a marca circulando e gerando autoridade, além de demonstrar profissionalismo.

marketing jurídico gráfica

Além disso, folhas timbradas, pastas personalizadas, banners e adesivos são materiais que podem acompanhar o atendimento e fazer efeito na conexão com o cliente, desenvolvendo um relacionamento – e alguns também podendo ser utilizados como brindes.

marketing jurídico gráfica  online

ATENÇÃO: determinações para o cartão de visitas

O cartão de visitas deve ser feito com cuidado, já que segundo o código de ética é proibido fazer menção a cargos, empregos ou funções exercidas no passado ou presente, assim como não se pode utilizar fotografias.

O que pode ser incluído: registro do nome do profissional ou da sociedade de advogados, o número de inscrição na entidade, as especialidades de atuação, endereço e logotipo da banca, além de horário de atendimento e idiomas em que o cliente poderá ser atendido.

Esperamos que as dicas tenham sido úteis! Conte com a Gráfica Expanssiva e a Agência i8i para criar materiais gráficos, identidade visual e campanhas para a sua estratégia jurídica!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *