Como fazer um bom marketing para médicos?

Hoje, mais do que nunca, profissionais de todas as áreas devem estar atentos à maneiras de divulgar a sua marca para assim conquistar e fidelizar clientes. No caso de profissionais da saúde como os médicos não é diferente! Para encontrar pacientes e fidelizar os atuais, é necessário investir em um bom marketing para médicos.

A comunicação é um fator de grande importância para o marketing e, em especial no caso de médicos e profissionais da saúde, tanto a comunicação online quanto a off-line precisam de atenção e investimento.

Marketing para médicos: a importância do digital

É muito comum que as pessoas busquem por médicos de todas as especialidades de maneira digital, principalmente através de buscadores.

Essa é uma excelente oportunidade para marcar presença e se destacar através de planejamento estratégico!

No caso do Google, é possível investir em anúncios diretos para que o profissional seja destacado na busca. Assim, o paciente é direcionado mais rapidamente a ele e sente confiança através do gatilho de autoridade – as chances de agendar uma consulta aumentam!

As redes sociais como Instagram e Facebook devem ser trabalhadas de modo a desenvolver o marketing pessoal, valorizando a imagem do profissional, destacando suas qualidades, expondo suas informações de maneira clara e gerando conteúdo de valor (como dicas, explicações sobre determinado assunto…) para aproximar o paciente ao médico.

É importante também contar com um site profissional, já que valoriza ainda mais a autoridade do profissional, funcionando também como um “currículo”.

No site, utilizar o blog para criar conteúdo com o uso de SEO facilita a chegada do paciente até o site e, logo, até o médico.

IMPORTANTE: é preciso estar atento às regras de publicidade do Conselho Federal de Medicina (CFM).

Algumas são: Não anunciar uma especialidade que não possui; Não ter o nome envolvido em propaganda enganosa; Jamais prescrever a distância; Nunca garantir, prometer ou insinuar bons resultados de tratamento sem comprovação científica.

Marketing Online e Off-line a combinação perfeita

Uma boa comunicação e resultados sólidos só ocorrem quando há uma combinação equilibrada entre marketing digital e comunicação off-line.

A comunicação “off-line” é de extrema importância e pode garantir indicações entre pacientes, fidelização e oportunidade de reforçar a marca e fortalecer o branding.

Assim como a presença constante no digital gera confiança, autoridade e conexão com o paciente, o uso de materiais gráficos é uma maneira de fazer propaganda tanto direta quanto indiretamente, com um custo baixo e muita agilidade.

Unindo a necessidade de materiais como receituários, cartões de visita e carimbos à possibilidade de personalizar com a identidade visual do profissional, é possível oferecer um impresso chamativo, agradável visualmente e que é útil ao cliente.

marketing para médicos

Além disso, materiais como envelopes, pastas, agendas, canecas e cadernos que são de uso diário podem conter a identidade visual, demonstrando profissionalismo ao paciente. São também ótimos brindes para a equipe!

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ATENÇÃO: Existem também diretrizes para esses materiais! Todos devem conter: nome; especialidade ou área de atuação; CRM; Registro de Qualificação de Especialista (RQE). Em caso de clínicas, se adiciona a identificação do médico responsável técnico-clínico.

A personalização ao criar o material com uma gráfica profissional é um diferencial muito interessante, pois permite criar um impresso único, com material de excelente qualidade e agilidade. Conte com a Gráfica expanSSiva e como a Agência i8i para desenvolver materiais gráficos, identidade visual e campanhas!

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