Materiais gráficos para escolas e instituições: conheça 5 tipos

Escolas e instituições de ensino de todos os níveis devem contar com materiais para divulgação e comunicação interna, já que o elemento visual é muito importante para um negócio fortalecer a sua imagem e cativar novos clientes. Continue a leitura e conheça cinco tipos de materiais gráficos para escolas!

materiais gráficos para escolas

Por que investir em papelaria e materiais institucionais?

Apesar de diferente de lojas e marcas, escolas e instituições de ensino como faculdades e cursos preparatórios são empresas e, como todas, precisam contar com um planejamento de comunicação sólido e inteligente.

Investir no marketing de uma instituição é excelente por dois motivos principais:

1. Fortalece a imagem da instituição e transmite segurança e qualidade, essencial para conquistar novos alunos e construir um diferencial entre os concorrentes.

2. Garante uma comunicação interna adequada, detalhe importante em instituições de ensino, tanto no espaço físico com sinalizações e regras quanto na comunicação direta entre alunos e pais, no caso de escolas infantis.

O marketing digital caminha lado a lado dos materiais gráficos para escolas e instituições, já que hoje é via de regra estar presente digitalmente e fazer campanhas em diversos formatos e canais.

Porém para construir um planejamento que abrace todos os âmbitos (digital e offline) é preciso garantir o uso de materiais gráficos para escolas.

O conjunto desses materiais (papelaria institucional) auxilia em uma comunicação efetiva e prática, de maneira objetiva e clara, facilitando o dia a dia dos alunos, professores e demais envolvidos, assim como na divulgação em massa para conquistar novos alunos.

5 principais tipos de materiais gráficos para escolas e instituições

1. Papel timbrado e envelope

O papel timbrado é essencial para a comunicação interna entre a equipe e também para o contato com os alunos e os seus responsáveis.

Por se tratar de um material formal e que garante segurança na troca de dados, costuma conter com cabeçalho e rodapé com informações básicas (contato, endereço).

Já o envelope auxilia ainda mais na formalização  e costuma acompanhar o papel timbrado.

Além de gerar maior seriedade e evitar fraudes, esses materiais são importantes para a entrega de documentos oficiais como históricos e comprovações escolares.

2. Materiais promocionais

Escolas e instituições têm o hábito de promover e participar de feiras e eventos da área, portanto nada mais importante do que contar com materias promocionais como panfletos, folders, cartazes, banners e cartões de visita.

Além disso, podem ser utilizados para divulgações em massa em lugares onde o público-alvo circula.

materiais gráficos instituições

No caso de uma escola infantil, por exemplo, panfletos e cartões podem ser entregues ou deixados em lojas parceiras da área (como uma loja de festas infantis, moda para crianças, etc.)

Já um curso preparatório pode entregar materiais para estudantes do ensino médio, criando um relacionamento com possíveis clientes.

3. Pastas e catálogos

Ideais para apresentar a escola ou instituição, as pastas e catálogos são materiais que devem ser feitos com atenção e qualidade, afinal, a primeira impressão conta muito!

Além da identidade visual, a impressão deve ser de qualidade e com um toque de diferencial para se destacar.

materiais gráficos para escolas

4. Agendas

Tanto para os professoras organizarem a sua rotina quanto para funcionários de outros setores – e até mesmo para alunos – as agendas são versáteis e práticas.

Além da utilidade reforçam a marca e auxiliam no branding, já que demonstra seriedade e organização para os alunos e responsáveis.

materiais para escolas
(agenda e adesivo)

5. Materiais para sinalização

Adesivos, etiquetas e placas de PVC são essenciais para organização do espaço físico da insituição, que precisa sinalizar salas, arquivos, horários e regras para boa convivência.

Leia também: vantagens e funções dos adesivos personalizados

BÔNUS: acessórios para brindes e boas-vindas

Tanto para usar como brinde e apresentar a escola em eventos ou reuniões  quanto para presentear novos alunos e funcionários, os acessórios (blocos de anotações, canecas, calendários, canetas, réguas…) podem ser entregues como um kit.

É uma ótima maneira de demonstrar simpatia, atenção e carinho.

Interessante, não é? Esperamos que as dicas tenham sido úteis para a sua escola ou instituição de ensino!

Para materiais e produtos personalizados de alta qualidade feitos com agilidade e profissionalismo, conte com a Gráfica Expanssiva! Por aqui tudo é feito online para maior conforto e agilidade, além da liberdade de personalização para garantir um material único! Entre em contato 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.