O que é blocagem e para que serve?

Descubra o que é blocagem este importante acabamento em produtos de papelaria gráfica.

Antes de ser enviado para o cliente, um material gráfico passa por diversos acabamentos e blocagem é um desses acabamentos, os acabamentos definem a ideia do impresso. Em cada etapa podem ser utilizados diversas ferramentas e materiais.

O que é blocagem e para que serve?

O último processo que um material já impresso deve passar é o acabamento. A finalização pode ser feita de diversas maneiras, e com recursos variados.

Impressos simples podem se tornar muito atrativos quando neles são aplicadas técnicas refinadas, por exemplo, a laminação fosca, as dobras e a blocagem.

Normalmente, é levado em consideração o público-alvo para o qual o impresso será destinado. Então a forma de acabamento gráfico pode ser personalizada e única.

Nesse artigo falaremos de um dos processos mais conhecidos na indústria gráfica: a blocagem. O material passa por um processo de união das páginas, que será feita para facilitar o manuseio do produto.

Mas antes de passar para a blocagem, é preciso que as folhas já tenham sido refiladas. Vamos entender como funciona esse processo.

Refile – o que é e para que serve:

Chamamos de refile a ação de cortar o material de certa maneira, visando deixá-lo com a forma definitiva. É um processo extremamente comum na indústria gráfica, sendo utilizado em cartões de visitas, folhetos, panfletos e em muitos outros materiais.

O objetivo do corte é, a princípio, deixar a forma linear. O refile é necessário também para eliminar as margens e as marcas que costumam ter no papel. O corte final é para dar o último formato ao material.

Como funciona a blocagem:

Depois de impressos e refilados, as folhas que precisam ser unidas passam pela blocagem. Um material é utilizado em um dos lados das folhas para uni-las, de modo que elas fiquem encadernadas.

Quando a cola é utilizada, ela é usada em um dos lados do papel.

Esse processo é muito utilizado em blocos de anotações porque facilita o destaque das folhas sem fazer com que o papel picote.

Em outras ocasiões os papeis passam por uma etapa de serrotagem ou são simplesmente perfurados para serem utilizados em livros.

É comum vermos esse processo de blocagem em calendáriosreceituários, talões de recibosvalesbloco de rascunhos entre outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *