O que é círculo Cromático?

Em um projeto de design é indispensável a combinação de cores. Isso permite que o material tenha um contraste legal, harmonizado e iluminado.

O processo de criação dessa combinação de cores são feitos através do círculo cromático, um instrumento em que é possível ter acesso à composição de cores, luminosidade, saturação e sombras que devem ser utilizados.

O círculo cromático é uma paleta composta por doze cores, e são elas:

– As três cores primárias: amarelo, azul e vermelho;

– As três cores secundárias: laranja, violeta e verde, que são obtidas através da mistura das três cores primárias;

– As seis cores terciárias, que são obtidas quando as cores secundárias são misturadas.

É possível criar outras cores também, adicionando o preto e resultando em sombras e cores mais escuras ou o branco, que acrescenta mais luminosidade ao que está sendo produzindo. Através das cores básicas (primárias) é possível obter qualquer outra.

O que é círculo Cromático?

Harmonização

Além das cores que foram apresentadas, existem as complementares, que ocupam posições inversas no círculo cromático. Essas cores funcionam muito bem juntas. É possível ter também as chamadas harmonias, que são utilizadas através da combinação de cores em trabalhos bastante chamativos.

Existem quatro formas de classificá-las:

Harmonia monocromática – quando é utilizada a mesma cor com diferentes saturações e luminosidade. Uma boa pedida é utilizar o branco e preto, que ajudam a realçar os detalhes;

 Harmonia análoga – aqui, uma cor primária é a principal e duas outras cores próximas do mesmo círculo são utilizadas nos detalhes;

Harmonia complementar – neste caso é quando uma cor é selecionada como principal e uma oposta para os detalhes. Geralmente são utilizadas uma cor quente e uma fria;

Harmonia triádica – é quando três cores com a mesma distância entre si são escolhidas para trabalhar, sendo uma utilizada como principal e as outras duas para os detalhes.

Estudo das cores

Existe uma ciência que estuda as cores, a chamada colorimetria, que estuda o tom, a saturação e a intensidade das cores. O estudo em questão é muito bem desenvolvido e leva em consideração inúmeras características, como as emoções.

Entretanto, com as dicas que apresentamos neste artigo é possível que o profissional crie um produto extraordinário.

O círculo cromático facilita e auxilia de forma eficiente os profissionais do design desenvolverem peças para impressão ou marketing digital.

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