O que é um PDF X1A e para que serve?

Desenvolvido pela Adobe, o formato PDF (Portable Document Format) é um dos mais utilizados hoje em dia para visualizar a pré-impressão de materiais gráficos.

A sua variação PDF/X1a, por sua vez, é o formato mais utilizado pelas gráficas para agilizar o processo de produção desses impressos. No entanto, muitas pessoas ainda ficam em dúvida sobre o que é e como salvar o arquivo no formato PDF/X1a.

Quer saber tudo sobre o assunto? Então confira as dicas e informações que a Gráfica Mega tem para você nesse artigo. Veja abaixo!

O que é um PDF X1A e para que serve?

O que é PDF/X1a?

O PDF/X1a é uma variação do tradicional formato PDF, utilizada para agilizar os processos de impressão das gráficas e para evitar erros nos arquivos a serem impressos. Além disso, o PDF/X1a é um formato desenvolvido pela Adobe para fazer com que os arquivos pesados se tornem mais leves, fazendo com que a entrega do material gráfico seja mais rápida e segura.

Com esse recurso, basicamente o seu arquivo é encaminhado diretamente para a produção, sem interferência humana, edições ou modificações. Salvar o arquivo em PDF/X1a, portanto, é a melhor forma de garantir a fidelidade em relação às características que você deseja na impressão dos seus materiais gráficos.

Como salvar no formato PDF/X1a?,

Para salvar o arquivo a ser impresso pela gráfica no formato PDF/X1a, é preciso ter um dos programas da Adobe, como:

– Illustrator

– InDesign

– Photoshop

– Corel Draw

Em qualquer um desses programas, basta escolher a opção de fechar o arquivo em PDF/X1a no momento de salvar. Com isso, você garante que o arquivo fique livre de erros e, dessa forma, pode poupar tempo e dinheiro – principalmente levando em conta que você precisaria mandar imprimir tudo de novo caso houvessem erros.

  • Por que salvar em PDF/X1a?

Como dito anteriormente nesse artigo, o recurso permite que o seu arquivo seja reaberto pela gráfica sem alterações. Assim, ao salvar o arquivo no formato PDF/X1a, você pode evitar problemas que prejudicam a qualidade do seu material, como:

– Substituição de fontes;

– Imagens ausentes;

– Modificações acidentais na reabertura do documento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *