Papéis mais usados em impressos comerciais

É papel do designer gráfico saber qual o melhor papel para impressão da sua peça, campanha, cartão de visita, folders etc. Para isso, é preciso conhecer bem os tipos de papel e suas características principais.

Principais papéis utilizados em impressos comerciais

Vamos falar um pouco de alguns dos principais papéis disponíveis para impressos comerciais.

Papel Offset

Sem dúvidas o mais conhecido papel para impressão, é vendido em 90g e 120g. Ele tem baixo custo e é produzido em grande escala. Mesmo parecendo uma folha de papel sulfite comum ele é superior em termos de qualidade e pode ser usado em impressão de livros, bloco de notas, cadernos e também documentos timbrados e outros materiais gráficos.

Leia Também
A origem do Papel

Papel Offset Reciclato

Com foco em sustentabilidade, pode ser encontrado nas gramaturas 90g e 120g, tem cor com aspecto pardo e um aspecto que o diferencia bastante dos demais papéis, é 100% produzido em material sustentável e descartável. As melhores aplicações são blocos de notas e papel timbrado, principalmente se a empresa para qual trabalha já segue uma linha consciente.

Resma de Papel Couchê

Couché com brilho

As gramaturas são bastante variadas partindo de baixas gramaturas até gramaturas mais pesadas 115g, 150g, 170g, 250g e 300g. Ele é a opção mais indicada quando você precisa de uma superfície lisa que destaque as cores que serão impressas. Por isso, é comumente usada na hora de imprimir imagens, flyers, catálogos e cartões de visita que tenham imagens ou logos que se destaquem.

Couché fosco

A única diferença desse papel para o anterior é que ele reflete menos luz, o que facilita a leitura. Suas gramaturas também mudam, na versão fosca o couché é encontrado em 115g, 150g, 250g e 300g. Ele pode ser usado no miolo de livros, cartazes, folders mais simples e cartões de vista convencionais.

É importante lembrar que esses tipos de papéis apresentados são da cor branca e são os mais procurados por conta de seu custo-benefício. Normalmente a folha inteira (sem corte) tem o tamanho de 66×96 cm, mas a gráficas conseguem refilá-lo de acordo com a sua necessidade.

Ao saber o papel certo para cada tipo de trabalho você consegue mostrar ao seu cliente que entende do assunto e mostrar mais credibilidade e assim ele se sente mais seguro. Por isso, lembre-se antes mesmo de fazer a arte você já deve saber qual papel será o ideal para o trabalho.

Aqui na sua gráfica online você tem dicas, curiosidades, e conteúdos sobre marketing, divulgação, branding e muito mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *