Passo-a-passo para escrever os votos de casamento

Os votos, são uma parte muito importante do casamento, é um momento para os noivos, onde eles falam um do outro e da vida que terão pela frente, é realmente um momento de declaração de amor, que se torna muito especial e memorável no casamento. É quando as pessoas têm a chance mostrar o amor para todos os convidados e família que estarão acompanhando o momento.

Por isso, aqui daremos dicas de como você pode fazer para escrever seus votos de casamento, daremos um passo a passo para que fique mais fácil e você consiga escrever votos do coração. O primeiro passo é começar a pensar em algumas coisas sobre como começar a escrever, muitas pessoas, tem dificuldade para colocar no papel o que estão sentindo, ou seja, se você conseguir seguir as dicas do passo a passo que daremos aqui temos certeza de que escreverá lindos votos.

Coloque a música de vocês para tocar

Colocar a música que define vocês ou algo que lembre o parceiro é algo que ajuda muito, pois isso faz com que os sentimentos se aflorem e as palavras venham. Caso vocês não tenham uma música que defina vocês o que você pode fazer é colocar alguma playlist romântica, e deixar tocando para que as palavras venham com maior facilidade. Caso tenha dificuldades de pensar com música, pode colocar uma música para tocar, fechar os olhos e aproveitar o momento, quando acabar você começa a escrever.

Fotos, lembranças, presentes, dentre outros

Assim como a música, olhar fotos, presentes ou lembranças que foram dados, cartas, mensagens ou bilhetes pode te ajudar muito a relembrar e reviver tudo que vocês passaram jutos. Com base nisso é possível iniciar a escrita de forma mais leve.

Saiba como colocar um começo, meio e “fim”.

Sua escrita deve ter base, por isso caso queira você pode falar do começo da história de vocês juntos, depois para acrescentar como meio você pode falar da personalidade da pessoa, de momentos felizes e tristes que passaram juntos e que estavam um do lado do outro, além de citar algumas situações engraçadas, locais que gostam de ir, etc. Com relação a parte final é sempre interessante falar do futuro prospero que você possui e espera com a pessoa, o final deve ser a porta de entrada para vida, falar do futuro muitas vezes é simples quando já visualizamos uma vida longa com a pessoa. Por isso, finalize de forma ímpar esse momento.

Atenção ao número de palavras

Os votos são um momento da cerimônia, por isso não é tão interessante que seja um texto tão grande. Dê preferência a textinhos mais curtos, e que seja legal para que todos os convidados associem a vocês. Caso queiram escrever textos mais longos, vocês podem se mandar um pouco antes do casamento, mas o momento dos votos é ideal que seja um pouco mais de meia página resumindo a história da vida de vocês como casal.

Tenha claro os seus sentimentos e o que você quer passar aos presentes

Ter claro os sentimentos parece algo meio obvio quando falamos de votos de casamento, mas quando falamos isso estamos querendo dizer que é importante saber

o que você quer dizer ao parceiro na frente de todo mundo de modo que todo mundo vá saber a partir dali. Existem algumas pessoas que preferem deixar algumas coisas somente entre si, por isso hora que estiver escrevendo tenha a noção de que todos os seus convidados estarão ouvindo. Além disso, também é importante pensar que é um momento muito especial, de juramento, carinho e devoção, por isso vai muito da sua personalidade e do seu parceiro(a) o quanto vocês querem e pretendem mostrar o relacionamento para o mundo.

Escolha um meio

É importante pensar em onde você vai escrever. Muitas pessoas preferem escrever normalmente com papel e caneta, mas algumas pessoas preferem escrever no modo digital, em algum arquivo onde é possível ir alterando aos poucos, sendo assim, veja qual o melhor meio para você, qual você mais se identifica e em qual a escrita fluirá de forma mais tranquila. Muitas vezes, o celular é o meio mais próximo que temos, as vezes lembramos de alo que gostaríamos de escrever e temos a oportunidade de anotar ali para não esquecer. Você pode ir anotando as ideias sempre que for lembrando e depois passar a limpo no papel definitivo.

Com todas essas dicas que demos já conseguimos entender qual é o passo a passo para escrever os votos de casamento. Além de tudo que já citamos também é interessante entender que os votos são algo do coração, então tire um tempo para escrevê-los. De toda forma não fique se pressionando caso não saia nada. Por isso, é sempre importante começar a pensar neles com uma certa antecedência. Algumas pessoas gostam de escrever logo no começo, outras preferem escrever chegando próximo ao grande dia. Caso você seja uma pessoa ansiosa recomendamos não deixar para muito próximo ao grande dia. Uma vez que a ansiedade nos atrapalha a pensar e consequentemente será mais difícil para você.

Também é importante lembrar que os votos de casamento não são algo obrigatório. Mesmo assim é algo simbólico e que você pode ver de fazer. Caso seja um casamento católico não existem votos escritos pois a igreja já tem um rito específico, mas você pode fazer os votos na festa de casamento por exemplo. Caso seja uma cerimonia simples os votos farão parte do momento, mas pense que é algo opcional, então não se pressione caso vocês não queiram fazer, ou tenham vergonha, ou tenham outras prioridades para o momento.

Sendo assim, conseguimos perceber que o passo a passo para escrever os votos de casamento é algo simples porém muito pessoal, onde cada pessoa tem o seu tempo, seu momento e sua história, a veracidade vem justamente quando você escreve diretamente o que está sentindo, por isso, não tenha medo de colocar tudo que você sente pelo seu parceiro nesse papel, com certeza será um momento memorável para vocês dois.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.