Planejamento de comunicação empresarial: como fazer?

O planejamento de comunicação é um tópico de grande importância quando se tem o próprio negócio, afinal, é a maneira de construir a imagem e todo o contato que os consumidores terão da empresa.

Definir um planejamento é essencial para que seja seguido um plano concreto e feito através de análises. Hoje vamos conversar sobre como criar o seu!

planejamento de comunicação

Planejamento de comunicação: como começar?

O planejamento vai além de postagens e publicidade, é uma estratégia que define um caminho a ser seguido para atingir objetivos específicos de cada empresa, criando posicionamento e ações, seja aumentar as vendas, crescer nas redes sociais ou lançar um produto novo.

Para criar o seu plano, existem alguns passos para seguir:

– Estude a sua empresa

Entender a própria empresa é fundamental para definir a identidade visual, a maneira de se comunicar e qual será o posicionamento, além de definir o público-alvo e ser mais certeiro.

Listar as atividades, serviços oferecido e diferenciais são 3 dicas-chave para isso! Analise também a concorrência para encontrar pontos que você pode explorar e absorver.

– Analise o seu público

Analisar o público-alvo e compreender quais os canais e hábitos ele têm é importante para poder chegar até ele e ter o seu comportamento como chave para criar a comunicação de acordo.

Assim é possível definir as mensagens e a maneira de criar conteúdo que o público está mais propenso a absorver e consumir.

– Defina objetivos

Com os estudos feitos e a comunicação mais certeira, definir objetivos é o próximo passo. É aqui que entram metas específicas como lançar um novo produto, crescer os canais online ou conquistar novos clientes.

Ao definir esses pontos, o planejamento de comunicação começa a se formar e é hora de partir para a ação, que pode ser campanhas nas redes sociais, comunicação interna ou fidelizar clientes com brindes, por exemplo.

-Planeje e conte com uma equipe especializada

Agora que os objetivos foram definidos, fazer um planejamento de postagens, campanhas, anúncios e passos a serem seguidos é importante para que a comunicação seja consistente e permaneça na mente do público.

Lembre-se de incluir campanhas off-line também, como divulgação com folders, banners e adesivos além de brindes. Unindo as duas maneiras, o objetivo é atingido com maior facilidade

-Acompanhe resultados e teste!

Depois de tantos passos e de dar o “start” na sua comunicação, mantenha a constância revendo os planos de tempos em tempos.

Além disso, acompanhar os resultados (seja em métricas ou feedbacks) é essencial para entender o que está funcionando e o que não.

Assim, testar e se reinventar é um grande diferencial para chegar onde se deseja com o seu planejamento.

Siga acompanhando o Blog da Gráfica expanSSiva para mais dicas como essa e conte conosco para criar materiais de excelente qualidade para a comunicação da sua empresa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *