Você sabe qual a diferença entre Panfleto, Flyer e Folder?

Vamos descobrir algumas das principais diferenças entre panfletos, flyer e folder e escolher a peça certa na hora da divulgação.

Ao desenvolver uma peça impressa é frequente nos depararmos com uma dúvida, afinal qual o melhor formato? Cada impresso tem características únicas que garantem uma pluralidade distintas em sua comunicação.

Definir de forma adequada suas especificações ajuda a evitar erro na criação e produção. Confira abaixo as características e utilizações mais comuns.

Panfleto

Esse impresso foi inicialmente utilizado para textos escritos mais curtos que livros, pratico, o formato permitiu as ideias e obras circulassem as cidades e vilas europeias.

Com o advento da impressa o panfleto foi amplamente utilizado para comunicação rápida e eficiente, normalmente em conteúdos políticos ou religiosos.

Panfleto


Atualmente, ele é utilizado para nomear peças mais simples e distribuídas em grandes quantidades. A maior vantagem deste impresso é viabilizar uma grande tiragem com baixo custo, facilidade de produção e agilidade.

Desta forma, esta peça é utilizada com frequência para divulgação em massa, de forma imediata e pouco personalizada. Sendo assim é comum vê-la em divulgações de promoções e lançamentos, eventos, feiras e ações massivas.

Panfletos e folders combinados para ter melhores resultados

Flyer

Com o desenvolvimento da publicidade moderna essa nova peça foi criada nos centros urbanos, em um contexto onde as empresas buscavam promover seus serviços e artigos de forma rápida e mais sofisticada.

Este foi o impresso perfeito, de certa forma, o flyer é uma evolução dos panfletos simples utilizados até então.

Os flyers feitos em papeis de maior gramatura e são utilizados em trabalhos com maior necessidade estética, mas que ainda necessitam atingir um grande público.

O ramo alimentício e imobiliário são os maiores exemplos no que diz respeito a utilização, mas grandes indústrias também utilizam esse meio comei de chegar ao seu público como é o caso das grandes marcas de bebidas.

Folder

Folders em Porto Alegre

Folder é uma palavra derivada do inglês “fold”, que significa literalmente dobra. É possível dizer que ele é um flyer com dobras, já que mantem o padrão estético mas oferece maior potencial criativo, o que também exige um esforço maior em design, o que resulta em uma peça singular.

Existe vários formatos de folder, dos mais simples com somete uma dobra, à sanfona ou carteira com mais de uma dobra possibilitando assim apresentar uma quantidade vasta de informações.

O que faz com que seja ótimo para detalhamento de produtos, lançamento ou eventos corporativos.

Agora que você já sabe a diferença, qual você vai utilizar no seu projeto?

2 Resultados

  1. Rafael Vieira disse:

    Vocês fazem a arte dos panfletos?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *